AFL: Mitch Brown se assume bissexual e faz história

AFL: Mitch Brown se assume bissexual e faz história

AFL: Mitch Brown se assume bissexual e faz história

AFL: Mitch Brown se assume bissexual e faz história marca um divisor de águas no futebol australiano. O ex-defensor do West Coast Eagles, que atuou em 94 partidas entre 2007 e 2016, tornou-se o primeiro homem assumidamente gay ou bissexual na liga em 129 anos.

AFL: Mitch Brown se assume bissexual e faz história

AFL bissexual ganhou destaque após Brown, 36 anos, revelar ao portal The Daily Aus que o peso de esconder sua orientação foi “enorme” e influenciou sua aposentadoria. Ele conta que decidiu falar quando viu relatos de homofobia recentes na competição, sentindo “paz, conforto e confiança” para se manifestar.

O ex-atleta descreveu um ambiente de “hipermasculinidade” na liga, onde ouvia “incontáveis” comentários homofóbicos durante os jogos. Ainda segundo Brown, não havia espaço seguro para discutir sentimentos ou dúvidas enquanto era jogador ativo. Um episódio marcante foi a conversa com colegas sobre dividir o vestiário com um homem gay; um companheiro declarou que “preferia uma jaula de leões” a tomar banho ao lado de um homossexual.

Para o pesquisador Erik Denison, especialista em ciências do comportamento da Monash University, a declaração é histórica porque a AFL era o último grande esporte masculino profissional sem um atleta abertamente gay mesmo após a aposentadoria. Ele acredita que a postura frontal de Brown em detalhar problemas estruturais pode impulsionar mudanças nos clubes de base e profissionais.

Brown vive atualmente com uma parceira e tem dois filhos de um casamento anterior com a ex-atleta de netball Shae Bolton. O anúncio ocorre na esteira de incidentes recentes, como a suspensão de quatro partidas aplicada ao atacante Izak Rankine, do Adelaide Crows, por proferir ofensa homofóbica. Brown defende que a liga valorize “modelos masculinos positivos” para estimular um ambiente mais inclusivo.

O ex-defensor acredita que ainda existam jogadores gays ou bissexuais na AFL que não se sentem seguros para se revelar. “Eu vejo vocês e vocês não estão sozinhos”, declarou. Segundo ele, empatia dos torcedores e apoio institucional são essenciais para que novos atletas tenham coragem de se manifestar.

AFL: Mitch Brown se assume bissexual e faz história - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Em entrevista à BBC News, Denison recordou que já se passaram 50 anos desde que David Kopay se assumiu na NFL, primeiro caso no esporte profissional, e disse esperar que a ação de Brown gere transformação semelhante na Austrália.

Quer acompanhar outras mudanças sociais no esporte? Visite nossa editoria Notícias Brasil e Mundo e continue informado.

Crédito da imagem: Getty Images

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.