Corpo de refém israelense é recuperado em Gaza, diz IDF
Corpo de refém israelense é recuperado em Gaza, diz IDF
Corpo de refém israelense é recuperado em Gaza em operação do Exército de Israel que localizou os restos mortais de Ilan Weiss, 56 anos, morto em 7 de outubro de 2023 durante o ataque do Hamas ao kibutz Beeri.
Operação de resgate inclui mais um refém
A Força de Defesa de Israel (IDF) informou que, além de Weiss, o corpo de um segundo refém — cuja identidade ainda não foi divulgada — também foi retirado da Faixa de Gaza. Com a recuperação, 48 pessoas seguem em cativeiro: o governo israelense acredita que 20 delas estejam vivas.
Família de Weiss e reação das autoridades
A esposa do refém, Shiri, e a filha Noga foram sequestradas na mesma data, mas libertadas durante a trégua temporária de novembro de 2023. O presidente Isaac Herzog elogiou “a coragem de Ilan e a força extraordinária da família”. Sob pressão interna para trazer todos os reféns de volta, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu mantém a ofensiva militar como parte da estratégia para derrotar o Hamas.
Avanço sobre Gaza City e cancelamento de pausa
A IDF iniciou as “etapas iniciais” de avanço em Gaza City e cancelou uma pausa humanitária prevista para começar às 10h locais. O movimento ocorre após dias de bombardeios e alertas para que moradores se desloquem ao sul do enclave.
Cenário humanitário crítico
Segundo o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, cerca de 20 000 pessoas foram deslocadas ao sul desde 14 de agosto, enquanto outras 40 000 se moveram para o norte. A ONU alerta que uma operação em área densamente povoada pode ter consequências devastadoras. O Ministério da Saúde administrado pelo Hamas aponta 62 966 palestinos mortos desde o início da guerra, número contestado por Israel, que nega haver fome generalizada.
Detalhes adicionais sobre a ação podem ser lidos na reportagem da BBC News, considerada fonte internacional de alta credibilidade.

Imagem: Internet
O conflito se intensifica a cada dia, e a recuperação do corpo de Ilan Weiss reascende o debate sobre as negociações para libertação dos reféns e o impacto humanitário da ofensiva.
Para entender como outros conflitos moldam o cenário global, visite a editoria de Notícias Brasil e Mundo e acompanhe nossas atualizações.
Crédito da imagem: BBC News

Olá! Meu nome é Zaira Silva e sou a mente inquieta por trás do soumuitocurioso.com.
Sempre fui movida por perguntas. Desde pequena, queria saber como as coisas funcionavam, por que o céu muda de cor, o que está por trás das notícias que vemos todos os dias, ou como a tecnologia está transformando o mundo em silêncio, aos poucos. Essa curiosidade virou meu combustível — e hoje, virou um blog inteiro.