Enchentes na Índia e Paquistão matam 176 após fortes chuvas

Enchentes na Índia e Paquistão matam 176 após fortes chuvas

Enchentes na Índia e Paquistão matam 176 após fortes chuvas

Enchentes na Índia e Paquistão matam 176 após fortes chuvas em menos de 24 horas, segundo autoridades locais, que também relatam dezenas de desaparecidos e milhares de desabrigados nas regiões montanhosas dos dois países.

Enchentes na Índia e Paquistão matam 176 após fortes chuvas

No distrito de Kishtwar, na Caxemira controlada pela Índia, um cloudburst — chuva intensa concentrada em pequena área — provocou deslizamentos e destruiu casas na vila de Chositi. As equipes de resgate confirmaram ao menos 60 mortes e procuravam cerca de 80 pessoas que teriam sido levadas pela correnteza. Pelo menos 50 feridos graves foram atendidos em hospitais regionais.

As águas também interromperam uma tradicional peregrinação hindu a um santuário localizado a 3.000 metros de altitude. O refeitório comunitário que atendia centenas de fiéis foi arrastado pelo fluxo de lama, assim como veículos e motocicletas. Moradores improvisaram pontes para auxiliar na retirada de sobreviventes, enquanto máquinas removiam árvores, postes e rochas acumuladas.

No Paquistão, províncias do norte e noroeste registraram 116 óbitos, com 35 pessoas ainda desaparecidas. O distrito de Buner, em Khyber Pakhtunkhwa, foi um dos mais afetados; o governo declarou estado de emergência e mobilizou barcos e helicópteros para alcançar vilarejos isolados. Mais de 1.300 turistas ficaram presos por deslizamentos no vale de Siran, na região de Mansehra, antes de serem resgatados.

Desde o fim de junho, o Paquistão contabiliza mais de 415 mortes relacionadas às chuvas, cenário agravado por alertas de rompimento de lagos glaciais no norte do país. Um estudo da World Weather Attribution indicou que o volume de precipitação entre 24 de junho e 23 de julho foi de 10% a 15% superior ao normal devido ao aquecimento global.

Meteorologistas preveem novos temporais para os próximos dias, aumentando o risco de novas inundações e deslizamentos. Especialistas alertam que a combinação de mudanças climáticas e desenvolvimento desordenado em áreas de montanha torna esses eventos mais frequentes e letais.

As autoridades indianas e paquistanesas mantêm equipes de busca em operação contínua, enquanto abrigos emergenciais recebem desabrigados. Redes sociais exibem imagens de casas destruídas, vias cobertas de lama e comunidades utilizando pontes improvisadas para se locomover.

Para entender como eventos extremos se relacionam com o clima global, confira nossa editoria de Ciência e Tecnologia e acompanhe as próximas atualizações.

Crédito da imagem: Global News

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.