Evacuação de Gaza City é inevitável, diz Exército israelense
Evacuação de Gaza City é inevitável, diz Exército israelense
Evacuação de Gaza City foi classificada como “inevitável” pelo porta-voz árabe das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, que em publicação na rede X nesta quarta-feira (13) orientou as famílias palestinas a se deslocarem para o sul, onde, segundo ele, “receberão a mais generosa ajuda humanitária”.
Evacuação de Gaza City é inevitável, diz Exército israelense
Testemunhas relataram que, durante a madrugada, blindados israelenses avançaram sobre o bairro Ibad al-Rahman, no extremo norte da cidade, destruindo diversas residências e forçando novos deslocamentos internos. Com a investida, parte dos tanques recuou em direção a Jabalia, área onde as tropas já vinham atuando, mas a artilharia continuou a bombardear os distritos de Shejaiya, Zeitoun e Sabra.
O avanço militar ocorre após a declaração do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, no início de agosto, de que Israel pretende controlar toda a Faixa de Gaza, descrevendo Gaza City como o último reduto do Hamas. A Organização das Nações Unidas e várias ONGs alertaram para o “impacto humanitário horrível” de uma ofensiva urbana em uma região onde ainda vivem cerca de um milhão de pessoas.
Enquanto isso, em Washington, o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, informou que a Casa Branca discute um “plano muito abrangente” para o pós-guerra. A proposta deverá ser apresentada em reunião comandada pelo presidente Donald Trump, também nesta quarta, e, segundo Witkoff, o conflito deverá ser “definido de uma maneira ou de outra antes do fim do ano”.
Internamente, Netanyahu enfrenta crescente pressão: na noite de terça-feira, dezenas de milhares de israelenses protestaram em Tel Aviv exigindo um acordo de cessar-fogo que garanta o retorno dos 50 reféns restantes — apenas 20 estariam vivos. As FDI afirmam ter eliminado uma célula “terrorista” e localizado um depósito de armas em Jabalia.
Desde o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.200 mortos e 251 sequestrados em Israel, a contraofensiva israelense resultou em cerca de 62.900 vítimas fatais em Gaza, segundo o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas. Além disso, mais de 90% das moradias foram danificadas ou destruídas, e especialistas em segurança alimentar confirmam situação de fome na região de Gaza City.

Imagem: Internet
Com a confirmação de que a retirada é “inevitável”, moradores enfrentam mais um deslocamento, enquanto saúde, saneamento e abastecimento de água seguem em colapso.
Quer entender a dimensão humanitária deste conflito e outros assuntos internacionais? Visite nossa editoria de Notícias Brasil e Mundo e continue bem informado.
Crédito da imagem: Getty Images

Olá! Meu nome é Zaira Silva e sou a mente inquieta por trás do soumuitocurioso.com.
Sempre fui movida por perguntas. Desde pequena, queria saber como as coisas funcionavam, por que o céu muda de cor, o que está por trás das notícias que vemos todos os dias, ou como a tecnologia está transformando o mundo em silêncio, aos poucos. Essa curiosidade virou meu combustível — e hoje, virou um blog inteiro.