Fome em Gaza faz menina perder quase metade do peso

Fome em Gaza faz menina perder quase metade do peso

Fome em Gaza faz menina perder quase metade do peso

Fome em Gaza faz menina perder quase metade do peso. A crise alimentar no território levou Lamia Hijjeh, 5 anos, a perder 8,5 kg e ficar incapaz de andar, relatou à BBC a mãe, Rida Hijjeh.

Fome em Gaza faz menina perder quase metade do peso

A família Hijjeh já foi deslocada várias vezes desde o início da guerra. Segundo Rida, a filha pesava cerca de 18 kg antes do conflito e agora não alcança 10 kg, evidência direta da situação de fome em Gaza.

Na sexta-feira (10/08), a classificação IPC elevou a região para a Fase 5, o nível máximo de insegurança alimentar aguda, confirmando estado de fome no Governatorato de Gaza, que inclui a capital e áreas vizinhas. O relatório projeta a expansão de “condições catastróficas” para Deir al-Balah e Khan Younis até o fim de setembro.

Apesar do alerta, o governo israelense nega a existência de fome em Gaza. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu qualificou o documento da IPC como “mentira descarada”. Israel sustenta que tem permitido a entrada de ajuda humanitária suficiente, argumento contestado por organizações internacionais.

A deterioração nutricional afeta principalmente crianças. Especialistas alertam que a perda rápida de peso em menores de cinco anos pode provocar falhas no desenvolvimento físico e cognitivo, além de aumentar o risco de mortes por doenças evitáveis.

Agências humanitárias pedem acesso irrestrito para entregar alimentos e cuidados médicos. Enquanto isso, famílias como a de Lamia dependem de doações esporádicas, muitas vezes insuficientes para cobrir as necessidades básicas.

Fome em Gaza faz menina perder quase metade do peso - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

A ONU reforça que, sem cessar-fogo sustentado e fluxo contínuo de suprimentos, o número de vítimas da fome em Gaza tende a crescer rapidamente nos próximos meses.

Quer saber mais sobre crises humanitárias e saúde infantil? Visite nossa editoria em Saúde e Bem-Estar e continue informado.

Crédito da imagem: BBC

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.