Google combate dengue no Brasil com mosquitos Wolbachia

Google combate dengue no Brasil com mosquitos Wolbachia

Google combate dengue no Brasil com mosquitos Wolbachia

Google combate dengue no Brasil com mosquitos Wolbachia é a proposta de um projeto piloto que estreia em Belo Horizonte e pretende reduzir a transmissão de dengue, Zika e chikungunya ao liberar Aedes aegypti contendo a bactéria Wolbachia.

Google combate dengue no Brasil com mosquitos Wolbachia

A iniciativa parte da Debug, divisão de inovação do Google, em parceria com a World Mosquito Program e a biofábrica Wolbito do Brasil. O método, conhecido como Wolbachia, já apresenta resultados positivos em cidades como Presidente Prudente (SP), Uberlândia (MG) e Natal (RN). A bactéria impede que o mosquito transmita vírus sem alterar seu comportamento nem afetar humanos, animais ou o meio ambiente.

No projeto, milhares de “Wolbitos” serão liberados por vans adaptadas, desenvolvidas pela Debug, equipadas com sistemas GPS e automação para monitorar cada área atendida. A mesma divisão criou um processo com inteligência artificial que acelera a criação, separação por sexo e liberação dos insetos, otimizando custos e tempo.

A operação começa em Belo Horizonte, mas há possibilidade de expansão para outras cidades brasileiras em fases posteriores. A execução científica será conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), detentora de uma década de estudos sobre o método.

Além do programa de saúde, o Google celebra 20 anos de atuação no país. A empresa ampliará o escritório de Belo Horizonte, inaugurando novos espaços de trabalho inspirados na arquitetura modernista local, e confirmou a construção de um segundo centro de engenharia em São Paulo, previsto para 2026, dentro do programa IPT Open do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Com a expansão, vagas para áreas de engenharia devem ser abertas na plataforma Google Careers, reforçando o compromisso da companhia com inovação tecnológica e desenvolvimento regional.

Google combate dengue no Brasil com mosquitos Wolbachia - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

O lançamento do projeto em Minas Gerais reforça o papel da tecnologia como aliada do setor público e de organizações de saúde no controle de doenças infecciosas que afetam milhões de brasileiros todos os anos.

Quer saber mais sobre avanços científicos que impactam o cotidiano? Visite nossa editoria de Ciência e Tecnologia e continue informado.

Crédito da imagem: Google

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.