Padilha ONU: ministro avalia viagem a assembleias em NY

Padilha ONU: ministro avalia viagem a assembleias em NY

Padilha ONU: ministro avalia viagem a assembleias em NY

Padilha ONU: ministro avalia viagem a assembleias em NY O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou nesta terça-feira (19) que ainda analisa se viajará a Nova York para a Assembleia Geral da ONU e para a conferência da Opas, ambas marcadas para setembro.

Compromissos internos podem impedir presença

Segundo Padilha, votações no Congresso relacionadas ao programa Agora Tem Especialistas podem mantê-lo em Brasília. “Temos dificuldade de sair devido às agendas locais”, explicou o ministro, cujo visto pessoal para os Estados Unidos expirou em 2024.

Cancelamento de vistos da família

O debate sobre a viagem ganhou força depois de o governo norte-americano cancelar, em 15 de agosto, os vistos da esposa e da filha de 10 anos de Padilha. O ministro considerou a medida um “ato de covardia”, mas afirmou que o impacto familiar “já foi superado”. Os parentes planejavam visitar o irmão, a sobrinha e a madrasta de Padilha, residentes nos EUA.

Programas de saúde não serão afetados

Dois dias antes do cancelamento dos vistos, funcionários ligados à execução do Mais Médicos para o Brasil também tiveram autorizações revogadas. Padilha reiterou que a decisão dos EUA “não abalará” a defesa do programa, que leva profissionais do SUS a áreas remotas e vulneráveis.

Proteção garantida por acordo internacional

O ministro ressaltou que, caso opte por comparecer, terá respaldo do “acordo de sede”, que obriga o país anfitrião dos organismos da ONU a garantir o acesso de todas as autoridades convidadas. Informações sobre esse compromisso podem ser conferidas no site da Organização das Nações Unidas.

Ironia sobre “viagem à Disney”

Em conversa com jornalistas, Padilha citou o escritor Ariano Suassuna ao comentar a repercussão dos vistos: “Tem gente que acha que o mundo se divide entre quem foi ou quer ir à Disney; eu não tenho intenção nenhuma de ir para Disney”, brincou.

Quer acompanhar mais pautas sobre política e saúde? Visite nossa editoria de Notícias Brasil e Mundo e fique por dentro das atualizações.

Crédito da imagem: Agência Brasil

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.