Tarifa de 50% dos EUA contra a Índia entra em vigor

Tarifa de 50% dos EUA contra a Índia entra em vigor

Tarifa de 50% dos EUA contra a Índia entra em vigor

Tarifa de 50% dos EUA contra a Índia começou a valer nesta segunda-feira, elevando a sobretaxa aplicada por Washington sobre importações indianas e colocando Nova Délhi sob forte pressão econômica.

Tarifa de 50% dos EUA contra a Índia entra em vigor

O aumento, anunciado semanas atrás pelo presidente Donald Trump, impõe um acréscimo adicional de 25 pontos percentuais às tarifas já existentes, totalizando 50% sobre produtos da quinta maior economia do mundo. A medida atinge setores que abastecem o mercado norte-americano com itens como vestuário, diamantes e camarão.

A decisão afeta um parceiro estratégico dos Estados Unidos no Indo-Pacífico e ameaça o desempenho externo de um país que, até recentemente, tinha os EUA como principal destino de suas exportações. Em reação, o primeiro-ministro Narendra Modi adotou um discurso de auto-suficiência e prometeu um amplo pacote de redução de impostos para amortecer o choque.

Durante as comemorações do Dia da Independência, Modi conclamou comerciantes a exibirem placas de “Made in India” e anunciou que estuda simplificar o Imposto sobre Bens e Serviços (GST), implantando um sistema de duas alíquotas. Analistas da corretora norte-americana Jeffries estimam que a reforma do GST pode injetar US$ 20 bilhões em consumo interno a partir de 2025.

Para o banco Morgan Stanley, o “estímulo fiscal” previsto — que inclui corte de imposto de renda divulgado no orçamento deste ano — deve impulsionar o Produto Interno Bruto e aliviar a inflação, reforçando a demanda por motos, carros populares, vestuário e materiais de construção, produtos cujo consumo costuma crescer no período do Diwali.

Ainda assim, a escalada tarifária aprofunda incertezas nas relações entre Washington e Nova Délhi. Negociações comerciais marcadas para esta semana foram suspensas, e especialistas classificam a tarifa de 50% como uma quase “sanção” ao comércio entre as duas maiores democracias. Mais detalhes sobre o impacto desse movimento podem ser lidos nesta análise da BBC.

Tarifa de 50% dos EUA contra a Índia entra em vigor - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Apesar do ambiente externo adverso, a Índia recebeu recentemente um upgrade de rating soberano da S&P Global, fato que pode baratear o custo de captação do governo e atrair capital estrangeiro. Paralelamente, cortes recentes na taxa básica de juros e reajustes salariais a servidores públicos, previstos para o início de 2025, sustentam projeções de crescimento, embora abaixo dos 8% registrados há alguns anos.

Para acompanhar outros desdobramentos da economia global, visite nossa editoria de Notícias Brasil e Mundo e continue informado.

Crédito da imagem: Getty Images

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.