Trump diz que Ucrânia decidirá território a ceder a Putin

Trump diz que Ucrânia decidirá território a ceder a Putin

Trump diz que Ucrânia decidirá território a ceder a Putin

Trump diz que Ucrânia decidirá território a ceder a Putin, afirmou o presidente dos Estados Unidos nesta sexta-feira (15), a bordo do Air Force One, rumo a Anchorage, no Alasca, onde ocorre a primeira cúpula de seu atual mandato com o líder russo.

Trump diz que Ucrânia decidirá território a ceder a Putin

O republicano buscou afastar críticas de que negociaria o destino da Ucrânia sem o presidente Volodimir Zelenski ou aliados europeus. Segundo ele, “as trocas territoriais serão discutidas, mas a decisão cabe a Kiev; meu papel é colocá-los à mesa”. Putin chegará ao encontro vindo de Magadan, no Extremo Oriente russo.

Zelenski, que passou a semana alertando Trump sobre possíveis armadilhas de Moscou, suavizou o tom e declarou no Telegram que a reunião pode abrir “o caminho para uma paz justa”. Ainda assim, o líder ucraniano disse contar com Washington para pressionar Moscou. Trump reiterou que haverá “consequências severas” caso Putin rejeite um acordo, sugerindo novas sanções a parceiros como China, Índia e Brasil.

No campo de batalha, a Rússia intensifica ofensiva em Donetsk, enquanto Kiev lançou ataques de drones que feriram cerca de 20 pessoas em território russo e incendiaram uma refinaria no sul do país. Na Ucrânia, ao menos sete civis morreram após novos bombardeios.

A agenda em Anchorage, marcada para 11h30 (16h30 de Brasília), prevê reunião privada entre Trump e Putin apenas com intérpretes, seguida por encontro ampliado, café da manhã e entrevista coletiva — que pode não ser conjunta, segundo a Casa Branca. A delegação russa inclui Serguei Lavrov (Relações Exteriores), Andrei Belousov (Defesa) e Anton Siluanov (Finanças). Do lado americano, estarão Marco Rubio (Estado), Pete Hegseth (Defesa) e o diretor da CIA, John Ratcliff, entre outros.

A presença de ministros econômicos sinaliza interesse de Putin em restaurar laços comerciais com os EUA, o que Trump classificou como “positivo”. Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano russo, ironizou no X o tamanho da comitiva americana: “Emboscada. Estamos em menor número”, escreveu.

Trump diz que Ucrânia decidirá território a ceder a Putin - Imagem do artigo original

Imagem: noticiasaominuto.com.br

Especialistas ouvidos pela BBC avaliam que a vantagem militar momentânea da Rússia pode endurecer as negociações, mas também acelerar um eventual cessar-fogo se houver concessões territoriais mutuamente aceitas.

Para acompanhar a evolução desse encontro histórico e entender seus possíveis impactos geopolíticos, continue lendo a nossa editoria de notícias.

Crédito da imagem: Folhapress

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.